segunda-feira, 8 de março de 2010

Tema 4 - Problemáticas de Investigação

Neste último tema da disciplina procurou-se analisar dados literários referentes a Utilização das Tecnologias no Ensino/Formação e sobre a  Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research), cuja a análise colocamos a seguir:



Research based design

As novas tecnologias relacionadas a utilização no ensino/formação, se traduzem, realmente no conhecimento de que nos trazem alterações profundas conforme as investigações nos traduzem. Neste sentido, a proposta relativa a vertente de investigação-acção é muito interessante, mas uma outra hipótese, elencada pela professora Alda aponta para as inovações educativas advindas da criação de projectos de investigação, abarcados pelo método intitulado Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research) ou DBR.
Assim posto, o referido método tem por base a aprendizagem baseada na investigação. O DBR, aponta para necessidade de entrosamento entre docentes e investigadores facultando, desta forma, a implementação de propostas didácticas que fomentem a motivação da aprendizagem nos alunos.
Essa metodologia DBR, foi descrita por Wang e Hannafin (2005) como tendo 05 (cinco) características básicas focadas na pesquisa relacionada ao design:
pragmática/intervencionista, situada, interactiva/flexível, integrativa e contextual.
Na primeira, a compreensão está fundamentada, pelos pesquisadores, em questões práticas que promovem o design, a aprendizagem e o ensino, estando pautada sobre as intervenções no mundo real, paupável.
Na segunda característica, a pesquisa, segundo eles, está na literatura disponível, bem como no contexto do mundo real. Desta forma, toda pesquisa necessita inicialmente de uma ampla busca em toda a literatura, uma fase que pode ser denominada de documental, a fim de que se possa buscar os casos de design e as lacunas a serem pesquisadas, sem entretanto, deixar de situacionar a pesquisa dentro do contexto real, facultando aos envolvidos a interação bem para alem dos cenários laboratoriais.
interativa, já que os pesquisadores trabalham em parceria com as pessoas envolvidas na prática de ensino- aprendizagem, identificando abordagens e desenvolvendo princípios para as soluções pedagógicas.
A terceira característica relaciona-se a interactividade e/ou a flexibilidade das pesquisas, pois elas apresentam ciclos intermitentes de design, realização ou implementação, análise e (re) design; sendo observada todas as flutuações comportamentais que o design sofre ao longo de um processo pesquisado.
A integração ou processo de integratividade, existentes nas pesquisas, acontecem, quando, diante da miscelânia de variedades de entrevistas, painéis de especialistas, estudos de caso, avaliações, etc se verificam as diferentes abordagens e métodos que facultam essa premissa.
Finalmente, a última característica apontada pelos autores, referente a fase contextual, ou processo de contextualização, denotam que embora os resultados da pesquisa estejam relacionados a um contexto específico, eles não se limitam a uma prescrição de atividades a serem seguidas, e/ou verificadas, basicamente, mas perpassam ao cenário da problemática a fim de servirem como orientadores dos designers no desenvolvimento de teorias e na geração de novos resultados.

De acordo com Ramos e Struchiner (2008), a pesquisa baseada em design gera conhecimentos distintos daqueles gerados em abordagens tradicionais. Essa metodologia vem sendo adotada há alguns anos em pesquisas no mundo inteiro, e também no Brasil, que mesmo de modo menos acelerado tem gerado conhecimentos significativos, tanto em relação ao contexto particular da pesquisa, quanto ao processo de design de modo geral.

RAMOS, P. e STRUCHINER Miriam (2008). Pesquisa e Desenvolvimento de um Ambiente Virtual para o Ensino de Medicina e Psicologia na Análise Preliminar de Processos de Disigner.Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/5112008113754AM.pdf, acedido em 07/03/10.

WANG, F., e HANNAFIN, M. J. (2005). Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, 53(4), 5-23. http://projects.coe.uga.edu/dbr/explain01.htm#references, acedido em 07/03/10.




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Neste semestre estaremos utilizando este espaço para realizar e postar comentários sobre a disciplina deMETODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO.Esperamos ao longo do tempo estar atualizando e melhorando as apresentações, bem como as características desse blog.

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Marco Vezzani