segunda-feira, 8 de março de 2010

TEMA 3 - Análise de dados

Neste tema foi discutida a análise dos dados obtidos, bem como a forma de como melhor aproveitar os dados recolhidos.

Análise da minha entrevista                        
















análise e Verificação da Entrevista Realizada por
josete MARIA ZIMMER



Contextualização


         De acordo com Berelson (1971) apud Sampiere et al (2006) a análise dos conteúdos pode ser definida, classicamente, como sendo uma técnica a fim de se estudar e analisar a comunicação dos dados existentes de uma maneira objetiva, sistemática e quantitativa. Nela segundo o autor supra-citado alguns usos como: descrever tendências, revelar diferenças, comparar mensagens, realizar auditoriado conteúdo, construir e aplicar padrões diversos, cmensurar a clareza das mensagens, descobrir estilos, identificar intenções, apelações e características, decifrar mensagens nas entre-linhas, estado psicológico dos entrevistados, indícios de desenvolvimento verbal, antecipar respostas e fechar questões abertas.
         Desta forma, e tendo-se em mente o que foi incicialmente, a análise do conteúdo da entrevista realizada por mim e pela colega Josete Maria Zimmer irá procurar as características relevantes do conteúdo, tendo-se em vista o universo escolhido, as unidades de análise e as categorias de análise.


Análise dos conteúdos


         A colega Josete Zimmer pautou-se na construção de uma análise correcta, com respostas às questões abertas e semi-estruturadas em consonância com a temática escolhida, ou seja: “a utilização das redes sociais por parte de docentes, em actividades lectivas e não lectivas”.
         Desta forma, no exercício proposto buscou-se uma análise comparativa da entrevista realizada pela colega Josete, com a análise da entrevista realizada por mim. Inicialmente foi peperceptível diferenças na estrutura de formação dos entrevistados. Em nosso caso, o entrevistado(a) foi uma entrevista com uma colega professora especialista e docente convidada do curso coordenado por mim, de Engenharia de Segurança do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Já a minha colega realizou uma entrevista com uma professora de Língua Portuguesa e Literatura do Brasil, que ministra aulas na escola técnica de nível básico. Embora, antagonicamente, as tenham sido realizadas com entrevistados (as) com formações diferentes, foi buscado uma análise de conteúdos pautada nas convergencias e divergencias nas categorias e sub categorias escolhidas, dentro dos princípios elencados na contextualização.
          Nesse sentido a escolha das categorias tanto para mim, quanto para a colega, foram as mesmas no que se refere aos indicadores e unidades de registo. No caso, de caso dela, a categoria “Dados Pessoais”, a denominação foi “Perfil”, a qual teve  uma subdivisão em perfis: “pessoal e profissional”. Em nosso caso, criou-se a categoria “Dados Pessoais” e a subcategorias: gênero, idade, formação acadêmica, área de atuação. Neste ponto percebe-se uma divergência apenas no que diz respeito à distribuição das subcategorias. Chamando-se a atenção para uma relação de escolha que abarcou uma categoria denominada de: “perspectiva em relação s redes sociais” e “uso das redes sociais para o futuro”. Neste ponto, uma união entre as categorias adoptadas pela colega, apontam para uma categorização sobre o “Grau de acesso as redes sociais” como uma subcategoria minha.
         Outra pecepção, é de a minha entrevista se pautou numa análise e escolha de um único tema, já a da colega Josete ela adotou uma temática com quatro temas distintos para cada categoria escolhida, dispostos da seguinte forma: dados do(a) entrevistado(a); a utilização das tecnologias na sala de aula; utilização das redes sociais por docentes num contexto educativo e na influência das redes sociais no  processo ensinoaprendizagem. Bem como, ela exemplificou através da temática: “A utilização das redes sociais por professores em contexto educativo”,  tendo escolhido escolhi como categoria “quais redes sociais você conhece?” e “Já ouviu falar em outras redes sociais?”.
         Entretanto na que foi aplicada por mim, foram escolhidas as categorias: dados pessoais, formação, senso crítico e expectativas. Assim, foi feito tendo-se em vista a nossa formação cartesiana atrelada a engenharia.
         Contudo, a temática dela sobre “A utilização das novas tecnologias na sala de aula”, bem como subtema: “Qual o objetivo do uso das tecnologias na sala de aula?” relacionam-se ao que foi denominado, em nosso caso como categoria “senso crítico” e “expectativa”, facultando uma simbiose dos nossos temas ou temáticas, o que nos induz a uma reflexão de resultados semelhantes quando comparados.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


         Finalmente é possível elencar que as entrevistas realizadas por nós aponta para um consenso entre os (as) entrevistados (as) o de que ambos (as) acreditam no uso das redes sociais com fins didático e pedagógicos, bem como no incentivo à formação continuada, no incremento e disponibilização de tais ferramentas para uso dos docentes em suas respectivas unidades de ensino.
         Outra percepção é a de que existe uma crença de cunho técnico-prático porém há que se ter o incremento de um processo de incrementação quer nos docentes, discentes e diretores das instituições de ensino, acabando por desmistificar e socializar o uso das novas ferramentas atreladas ao fomento do e-learning. Infelizmente no Brasil, ainda temos resistências, diga-se de passagem, injustificadas por parte das instituições de ensino e o próprio Ministério da Educação, mas são barreiras que estão sendo quebradas, inclusive por nós, eu e Josete, com o aprendizado que temos tido deste mestrado.


REFERÊNCIAS


SAMPIERI, Roberto Hérnandez et al. Medodologia de pesquisa. Trad  Fátima Conceição  Murad et al. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, Cap 9, p. 343-351. 2006.


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