segunda-feira, 8 de março de 2010

TEMA 2 - A recolha de dados

Neste tema foram discutidos dados referentes a recolha de dados e elaboração de um modelo de guião de entrevistas, bem como foram tecidos os seguintes cometários a cerca da dissertação que nos foi dada para analisar:

Terça, 24 Novembro 2009, 00:38


Ao verificar a disssertação de mestrado da Cidália foi possível verificar que os objetivos da investigação para a elaboração com certeza, porém em minha leitura não acho que o processo de escolha da amostra realizado pela autora, já citada, tenha sido adequada.
Por ser uma amostra de cunho qualitativo penso que ela deveria se utilizar de medição e quantificação. Em termos estatísticos não entendi qual a amplitude do universo amostral dela, qual o nível de confiança estabelecido, o erro de estimação e a proporção da característica pesquisada no universo escolhido. Foram 05 as escolas escolhidas, em 2 distritos, mas não está claro para mim o universo total de alunos, os 350 são todos ou é a amostra, qual a confiabilidade da amostra?
A amostragem foi aleatória simples? Qual o nível de confiança? Qual a % de erro?
Isto não ficou claro para mim.
Percebi que o questionário teve uma valiação prévia, mas no meu entendimento sem uma definição exacta do universo amostral a pesquisa fica empobrecida (fraca).
Outro questionamento que gostaria de colocar refere-se às ferrantas de contrução de tabelas e gráficos. Acho o excel muito bom, mas conheço outros softwares, aos quais tive a oportunidade de trabalhar que achei muito bons, são eles: SPSS e SPHINX, recomendo, principalmente este útimo.
Quanto aos outros questionamentos, em especial, que se refere à metodologia utilizada, penso que ela poderia ser melhorada, para mim não ficou muito claro.
Estas foram algumas das considerações que entendi serem pertinentes de colocar, nesta minha primeira participação efetiva no fórum.



Terça, 24 Novembro 2009, 01:00


Percebemos, ainda que o colega Paulo colocou considerações importantes à todos nós e gostaria de contribuir para contigo dizendo além da amostragem o enfoque qualitativo fundamentata-se, de acordo com Rothery (apud Grinnell, 1997), no método hipotético-dedutivo para gerar conhecimento e segue as seguintes premissas:
- delineamento da teoria e delas derivamos hipóteses;
- as hipótese devem ser provadas através de modelos de pesquisa apropriados e
- Os resultados devem sustentar às hipóteses ou, pelo menos, serem condizentes com elas

Será que tais premissas foram atendidas?



Guião de Entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS SOBRE A DISCIPLINA

Neste semestre estaremos utilizando este espaço para realizar e postar comentários sobre a disciplina deMETODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO.Esperamos ao longo do tempo estar atualizando e melhorando as apresentações, bem como as características desse blog.

e-abrs

Marco Vezzani